:

  • Vídeo: Garimpeiros São Soterrados Em Mina De Ouro No Congo


  • Imagens mostram homens saltando do meio da terra enquanto colega tenta ajudá-los com pá. Acidentes são comuns nas precárias minas da República Democrática do Congo.

Cenas inacreditáveis aconteceram neste último sábado, na República do Congo.  Um homem usou as próprias mãos para resgatar garimpeiros em uma mina de ouro que desabou devido à chuva. 

Em imagens compartilhadas nas redes sociais é possível perceber que várias pessoas gritam de alegria à medida que os soterrados começam a sair da mina. 

Os homens escapam do buraco, um por um, enquanto os espectadores quebram o silêncio e comemoram sabendo que uma tragédia maior foi evitada.



Todos os nove mineiros presos foram resgatados e sobreviveram ao acidente.

"Mobilizamos rapidamente as pessoas para remover os escombros que bloqueavam a entrada. Foi na manhã deste sábado... que eles conseguiram salvar essas nove almas", disse o representante da sociedade civil local, Crispin Kayuka.

A falta de equipamentos de segurança e métodos de mineração não regulamentados são os motivos para que este e outros desabamentos de túneis acontecerem. Muitos acidentes de mineração ocorreram na África Central nos últimos anos.

Em 2020, por exemplo, mais de 50 pessoas morreram depois que deslizamentos de terra causaram o colapso de três minas de ouro artesanais perto da cidade de Kamituga, na província de Kivu do Sul, no leste do Congo.

Outros colapsos mortais ocorreram naquele ano em Maniema e em Katanga, matando pelo menos 18 pessoas.

Congo E Emirados Árabes Unidos Unem Forças Contra O Ouro Ilícito


Vários homens são forçados a trabalhar diariamente nas minas de ouro do Congo, sem segurança ou remuneração digna — Imagem: Reprodução

Uma nova parceria entre a República Democrática do Congo (RDC) e os Emirados Árabes Unidos (EAU) for formalizada com o objetivo de acabar com a movimentação ilícita de metais preciosos da RDC. 

O leste do Congo é rico em minerais de todos os tipos que, em vez de beneficiar o país e seu povo, alimentam o contrabando e grupos armados, “são a causa de nossa miséria”, disse o presidente congolês Felix Tshiseked.

Mineiros artesanais produzem cerca de 20 toneladas de ouro por ano, mas a maior parte é contrabandeada para os vizinhos Burundi, Ruanda e Uganda, antes de acabar nos mercados internacionais. 

Além disso, grupos rebeldes no leste da RDC muitas vezes forçam os mineiros a pagar para minerar o ouro, além de invadir minas e usar parte dos lucros para adquirir armas.

Certificados Falsificados

A extração ilegal beneficia grupos armados no Congo — Imagem: Reprodução

Mesmo que algumas empresas belgas estejam envolvidas na indústria de ouro do Congo, a maior parte do ouro contrabandeado acaba nos Emirados Árabes Unidos.

As empresas que comercializam ouro congolês são obrigadas a certificar que ele não vem de regiões onde a mineração cuja venda beneficia grupos rebeldes. 

No entanto, os certificados são facilmente falsificados e as empresas comerciais têm poucos mecanismos para rastrear o ouro até sua fonte, de acordo com um relatório publicado em 27 de novembro.